Pular para o conteúdo principal

EM BREVE MAIS UM ANO SE FINDA, E COM ELE MAIS UMA ETAPA DA VIDA


Em breve o mais um ano se finda e com ele mais uma etapa de nossas vidas se encerra, tempo propício para avaliar nossas escolhas, erros e acertos. O que realizamos ou deixamos de realizar {...} Devemos observar nossos erros como um artista vê o rascunho de sua obra de arte, certo de que o melhor está por vir, ele se esmera para fazer sempre o melhor. O Natal é um tempo ideal para refletir sobre a salvação e também demonstrar gratidão a Deus exercitando a solidariedade.  
                  uma escolinha de futebol para alcançar crianças
Dia 02 de dezembro as crianças que estão jogando futebol no terreno da Primeira igreja Batista em Santa Cruz do Capibaribe tiveram sua primeira vitória. Eles estão treinando há alguns meses, esta foi à primeira vez que disputaram uma partida com outro time, venceram a partida! O nosso objetivo é que possamos ter uma escolinha de futebol bem organizada para que as crianças possam ter uma oportunidade de convivência, interação e aprendizado, além de desenvolver habilidades futebolísticas. 
 Dia 15 de dezembro de 2012 ás 7:30h a ONG Pão é Vida vai oferecer um café da manhã para as crianças, seus pais ou responsáveis. O espaço ao lado do 2º templo em Santa Cruz do Capibaribe está sendo cedido gratuitamente para essas atividades. Agradecemos a PIB por essa parceria.
                            PROJETO DE IRRIGAÇÃO NO SÍTIO BAIXAS 

Nas últimas semanas estivemos bem ocupados com o período de colheita no Sertão do Moxotó. Após investimento da  ONG Pão é Vida e seus parceiros na perfuração de um poço, bomba, canos e reservatórios. Desafiamos 10 famílias para participar do plantio e assim ter a oportunidade de amenizar o sofrimento em meio a pior seca dos últimos 40 anos.
 Aquelas famílias que permaneceram firmes puderam colher o fruto do seu trabalho. A melancia foi à cultura que se mostrou adequada para o solo. 

Devido ao péssimo acesso e o fato de ter que vender a atravessadores, que possuem caminhões para retirar o produto impediu que o lucro das famílias fosse melhor. O quilo da melancia foi vendido a R$ 0,25 é muito baixo, mas, ou vendia assim ou perdia tudo...
O desafio de ver uma comunidade tão esquecida se desenvolver tem seu preço. Esse é o terceiro ano que estamos comprometidos com esse trabalho, vemos que é como se lançarmos uma gota em um oceano... São 53 sítios com mais 9.000 pessoas que são ignoradas pelo poder público. Ao findar a perfuração meses atrás tentamos conseguir ajuda da prefeitura do município para pagar a conta de energia para irrigar a terra, e nos foi negado. Seria para benefício do seu povo, porém, constatamos não haver interesse algum para que as pessoas saiam da situação em que estão.
Olhar aquela imensidão seca animais e pessoas padecendo é mesmo de cortar o coração...
Transcrevo abaixo palavras de um parceiro que visitou o projeto em Manari nessa semana. O que ele postou numa rede social é fato! Por vezes, somos tomados por uma imensa insatisfação sem um sentido real de ser... Isso ocorre quando se tem o que comer, o que vestir, boas escolas, transporte para se locomover... É por isso, trabalhar ou visitar as comunidades do Sertão nessa época pode nos ajudar a refletir sobre gratidão e sobre o sentido da vida. 

POR ARNALDO XAVIER – Esteve visitando sítios conosco ...
TÁ RUIM...??? Hoje passei o dia na cidade de MANARI-PE, ou mais precisamente no SÍTIO BAIXAS (Zona Rural) MANARI é a Cidade mais pobre do BRASIL, menor IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) viajamos cerca de 800 Km para visitar famílias, o que encontramos é SURPREENDENTE... pessoas sobrevivendo em estado lastimável, muita fome, sede, sol... Falta tudo, encontramos escola Municipal onde o quadro negro é feito de papelão, gente que ás 13;00hs não tinha comido nada... O acesso do veiculo quase que impossível. Muitas crianças vivendo em verdadeiro estado de abandono... animais morrendo sendo sustentado por redes, pois se deixar ele deitar não consegue mais levantar (ver foto), Realmente é de cortar coração estão vivendo uma seca muito grande... Vi Ônibus que recortaram parte para ser colocado Tanque e ser transformado em carro Pipa... História de Animais que chega próximo do cercado com tanta fome e sede que parece gente com os olhos chorando... Fiz Grande Reflexão em minha vida depois desta visita, porque reclamamos tanto de pequenos problemas? Porque maldizemos nossa vida? Porque fazemos tempestade em copo d'água? Pois bem tenho certeza que grande parte de minha vaidade perdi hoje, e com certeza vou procurar parceiros para ajudar aquela gente, que por sinal já tem um casal fazendo um trabalho Fantástico (Joana e Ronaldo). Ahhh pra você tem algo Ruim em sua vida?? Da uma passadinha no SÍTIO BAIXAS em MANARI-PE.  Deus tenha Misericórdia nossa.

Precisamos de parceiros que façam um compromisso mensal de nos ajudar nos custos para continuarmos levando adiante esses projetos. 

 FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM PARA QUE POSSAMOS AVANÇAR COM OS PROJETOS 
SEJA UM PARCEIRO Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64 - Deposite sua contribuição para: ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA /AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 - BANCO DO BRASIL.
 SITE: www.paoevida.org - BLOG
www.ongpaoevida.blogspot.com - TWITTER http://twitter.com/#!/ongpaoevida

                            LEIA ESSA RECENTE NOTÍCIA SOBRE O NORDESTE
DILMA LANÇA PROJETO - MAIS IRRIGAÇÃO -
Dilma promete acabar com a "indústria da seca"
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira 13 de novembro de 2012, durante o lançamento do “Mais Irrigação”, que o programa poderá reverter a chamada “indústria da seca” e mudar o perfil de desenvolvimento econômico do Semiárido brasileiro, principalmente no Nordeste. 
Como se dará a execução? O principal eixo do programa é o que cria concessões para o setor privado objetivando a implantação de infraestrutura e exploração de áreas irrigadas. As concessões terão prazo até 40 anos e os  vencedores serão definidos pelo valor da tarifa de uso das terras irrigadas, segundo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. “Quem terá o direito de ocupar será o que propor a tarifa de irrigação mais competitiva”, declarou.

“Não sei se viverei mais 40 anos para ver o projeto da presidente se concretizar no Semiarido Brasileiro... Isso me fez lembrar da SUDENE e suas promessas não cumpridas!  Nasci e cresci no Sertão ouvindo que a SUDENE iria desenvolver o Nordeste. Foi extinta em 2001 suspeita de desvios bilionários, (estratégica essa extinção: assim  ninguém foi punido pelos tais desvios)”.   Por Joana D´arc
          A "MORTE E A RESSURREIÇÃO"  DA SUDENE
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE - criada pela Lei 3.962 de 15 de Dezembro de 1959, nasceu de um amplo debate social e se tornou o maior e mais importante espaço democrático e político-institucional para o desenvolvimento regional jamais criado neste País. No dia 2 de maio de 2001, foi extinta pela Medida Provisória 2.145, assinada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso e reativada pelo Presidente Lula, por meio do DECRETO Nº 6.198, DE 28 DE AGOSTO DE 2007. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estupro coletivo como "presente de aniversário" Crime Bizarro na Paraíba

                     Presos 10 envolvidos em estupro e morte em festa na Paraíba  7 dos 10 acusados pelo crime, 3 são menores de idade A Polícia da Paraíba prendeu dez homens - dentre os quais três adolescentes - acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres e nas mortes de duas delas na madrugada de domingo. As mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário em uma casa no centro da cidade de Queimadas, a 140 quilômetros de João Pesso a. Os crimes chocaram os cerca de 40 mil habitantes de Queimadas. A primeira versão dava conta de que cinco homens encapuzados teriam invadido a casa, amarrado e trancado todos os homens em um quarto e estuprado todas as mulheres. No início das investigações, a Polícia desconfiou da participação dos donos da casa nos crimes, os irmãos Eduardo e Luciano dos Santos Pereira, que foram presos no velório das duas mulheres estupradas e mortas. A Polícia descobriu que os crimes teriam sido premeditados e que os estupros teriam si

O POETA DA BICICLETA

                   Poeta Antônio Francisco Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2006, o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo é conhecido como um dos maiores cordelistas da região. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Antônio Francisco apresenta pelos palcos da vida todo o seu talento de cordelista, xilógrafo e compositor. Ele começou a trabalhar profissionalmente com literatura tardiamente, aos 45 anos, mas isso não o impediu de construir uma carreira sólida, que rendeu vários livros e cordéis publicados e ter seu nome comparado a grandes mestres da cultura popular, como Patativa do Assaré. Nesta entrevista, o poeta fala sobre sua vida, desafios e sua paixão, a literatura.  O Mossoroense: Como foi que o senhor despertou o gosto pelos cordéis? Antônio Francisco:  Comecei a gostar de cordéis, quando vi meu pai abrir sua mala e ali dentro estar vários, como o "Português de melancia", "O p

Nordestinês, um vocabulário interessante!

O Nordestinês Nordestino não fica solteiro, ele fica "solto na bagaceira". Nordestino não vai embora, ele "pega o beco". Nordestino não diz 'concordo com você', ele diz: issssso, homi!! Nordestino não conserta, ele "imenda". Nordestino quando se empolga, fica com a "mulesta dos cachorro". Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mão. Nordestino não bebe um drink, ele "toma uma". Nordestino não é sortudo, ele é "cagado". Nordestino não corre, ele "dá uma carreira". Nordestino não malha os outros, ele "manga". Nordestino não conversa, ele "resenha". Nordestino não toma água com açúcar, ele toma "garapa". Nordestino não mente, ele "engana". Nordestino não percebe, ele "dá fé". Nordestino não sai apressado, ele sai "desembestado". Nordestino não aperta, ele "arroxa". Nordestino não dá volta, ele "arrudeia". Nordestino não esper