quinta-feira, 13 de julho de 2017

1ª OFICINA DE CULINÁRIA, PRATOS À BASE DE MORINGA OLEÍFERA

Dia 07 de julho no espaço social da ONG Pão é Vida no Sertão do Moxotó foi realizada a 1ª oficina de receitas à base de Moringa Oleífera. A ideia foi da idealizadora da ONG, que já cultiva a planta há cerca de 1 ano, quando  a ONG Pão é Vida foi presenteada com mudas da planta, doadas pelo projeto Terra Viva.
Os participantes, aprenderam a preparar omelete, arroz, macarrão e o suco verde, usando como base as folhas da Moringa.
As capacitações continuarão acontecendo gratuitamente, com grupos de 10 participantes em cada oficina, para um melhor aproveitamento das informações.

A Moringa oleifera tem uma impressionante gama de usos medicinais com alto valor nutricional e benefícios medicinais. Diferentes partes da Moringa contêm um perfil de minerais importantes e são uma boa fonte de proteína, vitaminas, aminoácidos e vários compostos fenólicos. Possui propriedades anti-cancro, anti-epilético, anti-inflamatória, anti-úlcera, anti-espasmódico, anti-hipertensivo, anti-oxidante, anti-diabéticas, anti-bacterianas e anti-fúngicas e é utilizada no tratamento de diferentes doenças no sistema de medicina indígena.
Moringa é uma fonte importante de alimento em muitas partes do mundo. Ela pode ser cultivada de forma fácil e económica e, após a secagem, as suas folhas retêm muitas vitaminas e minerais. É usada na Índia e na África em programas de alimentação para combater a desnutrição. As vagens imaturas verdes são preparadas da mesma forma que o feijão verde, enquanto as sementes são removidas das cascas mais maduras e cozidas como as ervilhas ou assadas como as nozes. As folhas são cozidas e utilizadas como o espinafre e, também são secas e pulverizadas para serem usadas como tempero.
A folha da Moringa é mais conhecida como uma excelente fonte de nutrição e impulsionador da energia natural. Este impulso de energia não é à base de açúcar e, por isso é mantida. A Moringa é também um calmante. Ajuda a baixar a pressão arterial e ajuda a dormir melhor. O seu efeito desintoxicante deriva da capacidade da Moringa de purificar a água. A Moringa age como um coagulante, unindo-se a materiais e bactérias nocivas. Acredita-se que este processo também esteja a ocorrer no corpo.
OBS: Num estudo com pacientes diabéticos, os investigadores descobriram que a adição de 50 gramas de folhas de Moringa na refeição reduziu de 21% o aumento do açúcar no sangue. 
Perfil Nutricional
Numa porção de folhas de Moringa Oleifera, poderás encontrar 92 nutrientes, 46 antioxidantes, 36 anti-inflamatórios, 18 aminoácidos e 9 aminoácidos essenciais. Ela contém:
  • 22 % do valor diário de vitamina C
  • 25 % do valor diário de vitamina B6
  • 41 % do valor diário de potássio
  • 61 % do valor diária de magnésio
  • 71 % do valor diário de ferro
  • 125 % do valor diário de cálcio
  • 272 % do valor diário de vitamina A
Contém ainda o poderoso antioxidante Quercetina para ajudar a baixar a pressão arterial. O seu ácido clorogénico pode ajudar a moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. 
Fonte: https://gracianoconstantino.com/2015/11/23/as-suas-folhas-contem-todos-os-aminoacidos-essenciais-e-as-suas-sementes-purificam-a-agua/.

 Momento de  degustar os pratos preparados com as folhas da Moringa.
 O delicioso omelete de Moringa Oleífera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário