PROJETOS

 OÁSIS DO MOXOTÓ - É um programa da ONG Pão é Vida iniciado em 2011 com a perfuração do 1º poço no Sertão de Inajá, zona rural de Pernambuco. De lá para cá, foram 6 poços perfurados para possibilitar o desenvolvimento localA ONG Pão é Vida e seus parceiros possibilitaram o inicio de um novo ciclo na vida das pessoas  beneficiadas.
Hoje os beneficiados tem acesso a água limpa para o consumo e plantio de melancia e árvores frutíferas.

A ONG Pão é Vida investiu junto com parceiros no plantio de melancia irrigada, e a experiência provou que é possível produzir, o investimento em insumos agrícolas não é alto, mas, aumenta em função de que a água para irrigar a terra arenosa é bombeada usando energia elétrica, oriunda de poços com profundidade entre 120 a 170 Metros.

O plantio de melancia é uma parte da cultura local, a colheita ocorre cerca de 70 dias após o plantio. É possível produzir, contudo, é durante a colheita surgem outras dificuldades. Nessa região é o acesso dos caminhões ao local para retirar a produção é precária, não há estradas, são trilhas feitas pelos moradores do lugar, expondo o descaso do poder público com a comunidade. 
Na região de Inajá e Manari, os pequenos produtores vendem toda a produção para os atravessadores, que se aproveitam da falta de estrutura deles, isso consiste um entrave para o desenvolvimento local e a manter a motivação para os agricultores.
É comum ver que após fazer todo o investimento, o agricultor sofrer com questões como oferta e demanda que varia bastante, e a disparidade do preço que vende é 5 a 7 vezes inferior ao preço final ao consumidor.
Embora o Semiárido tenha sido citado com prioridade, no “Mais Irrigação” programa lançado pelo governo em 2013 prevê investimentos de R$ 10 bilhões em propriedades rurais. Não vemos ainda os pequenos agricultores das regiões mais carentes recebendo nenhum tipo de capacitação ou subsidio do programa. Implementar o "Mais irrigação" em áreas carentes do Semiárido, é certamente é um projeto desafiador, que precisa de uma eficaz fiscalização por parte do poder público.
Para o pequeno agricultor que esbarra na burocracia quando tenta subsidio, sobra a tristeza de ver que seu Pais dispõe de cartilhas elaboradas por excelentes teóricos, e ótimas propagandas feita por exímios marqueteiros, mas, não facilita o processo de acesso aos benefícios citados nelas.
Se não fosse as iniciativas de atores sociais, os habitantes do Sertão do Moxotó (zona rural de Inajá e Manari) já teriam deixado de existir ou migrado para as cidades.
                         OÁSIS CAREFULL - CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO.
Dia 27 de fevereiro foi inaugurado o consultório solidário, montando pela ONG Pão é Vida, no Sertão do Moxotó. Posteriormente, médicos e dentistas voluntários, oriundos do Rio de Janeiro vieram atender no local. Desde então, foram realizados 77 procedimentos, e sonhamos que mais dentistas venham cooperar para saúde bucal no Sertão.
No primeiro dia de funcionamento do consultório, foram 23 atendimentos, 51% extração 50% dentre restaurações e profilaxia. O Dr. Ricardo Borges e Dra. Lady Meire, (responsáveis pelo consultório). Kevin, Ana, Joana e Ronaldo Henzel, abriram mão de passear ou descansar no feriado. 
Os pacientes, que atendidos gratuitamente, saíam agradecidos! Um deles, Alcides disse: Uma comunidade que sempre foi humilhada como a nossa, agora tem um consultório dentário, só agradecer {...} Como não se emocionar? Agradecemos a Deus pela parceria da Dental.com (Goiana \PE).
Os pacientes atendidos saíam agradecidos, um deles, Alcides disse: Uma comunidade que sempre foi humilhada como a nossa, agora tem um consultório dentário, só agradecer {...} Como não se emocionar? Agradecemos a Deus pela parceria da Dental.com (Goiana \PE).
                  PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO RAIO DE LUZ
Com apoio de cristãos do Rio de janeiro, decidimos dar início ao projeto de alfabetização para crianças da Baixa II, que vinha sendo planejado desde o ano passado.
Dia 10 de abril foi o start do projeto de alfabetização na Baixa II - zona rural de Inajá, com aulas 3 vezes por semana. O projeto é totalmente gratuito, com direito à lanche e material didático. A Rita, pedagoga da própria comunidade é responsável por ministrar as aulas.
Eu já realizava atividades pedagógicas com as crianças, mas, não era algo pontual, pois não havia investimento financeiro para termos uma pedagoga a frente do projeto.

Inicialmente, o alvo do projeto era atender entre 12 -16 crianças, mas no dia combinado para iniciarmos, vieram 40 crianças. Foi feita a triagem e hoje temos 19 crianças matriculadas.

                                         MUTIRÃO SOLIDÁRIO
Um projeto itinerante que já foi realizado em escolas, igrejas e associações de moradores, de 6 estados brasileiros. É um mix de atividades simultâneas com: palestras preventivas, cortes de cabelo, atendimento preventivo de saúde, oficinas de decoupage, artesanato em tecido, Exibição de filmes educativos e preventivos.  Mais informações pelo E-mail: ongpaoevida@gmail.com.          
               
                               CADA QUINTAL UM POMAR
Oferta gratuitamente mudas e sementes de árvores frutíferas e nativas, pensando na contenção do processo de degradação e também como um caminho para segurança alimentar.
A ideia é que cada família plante árvores nativas e frutíferas em seu quintal (já possuem terras). Este é um dos objetivos do programa cada quintal um pomar, pensado e implementado pela ONG Pão é Vida. O que está acontecendo aqui no Sertão do Moxotó, não é mérito de um ser individual, é sim, a soma de esforços coletivos para transformação de vidas.
   Um dos passos mais importantes para o avanço do projeto, foi um viveiro de mudas no sertão de Inajá – PE, onde produzimos e doamos mudas para as famílias carentes. (Inclusive, mudas de Moringa Oleífera, conhecida como por ser comestível e possuir grande quantidade de nutrientes). 

No pomar da ONG Pão é Vida, há moringas adultas no pomar, as folhas são doadas para quem desejar preparar receitas.
Dia 07 de julho de 2017 no espaço social da ONG Pão é Vida, no Sertão do Moxotó, foi realizada a 1ª oficina de receitas à base de Moringa Oleífera. 
Os participantes, aprenderam a preparar omelete, arroz, macarrão e o suco verde. 
Nosso primeiro contato com a planta se deu no ano de 2016 quando a ONG Pão é Vida foi presenteada com mudas de moringa, pelo projeto Terra Viva RN, meses depois, iniciamos o projeto de difusão dos benefícios da planta para nutrição humana.
                                    NATAL COM MESA FARTA
É uma campanha que visa promover um Natal com Mesa Farta para as famílias carentes atendidas pela instituição.
O trabalho de mapeamento é feito em comunidades onde desigualdade social é percebida. Todos os anos durante o mês de dezembro reunimos parceiros e voluntários que distribuem cestas com gêneros alimentícios para famílias que vivem em situação de exclusão social.
Aprimoramos o programa Natal com Mesa Farta, preparando uma grande ceia natalina que é ofertada gratuitamente em um espaço comunitário no Sertão do Moxotó. Temos contado com nossos parceiros de missão para esse projeto, dentre eles a Rota do Mar (empresa de Santa Cruz do Capibaribe) e Ação Solidária no Sertão, que está atuando no Sertão ajudando na diminuição da miséria.





                                       ATIVIDADES LÚDICAS
A ONG Pão é Vida acredita que o conhecimento é transformador, e fator de mobilidade social. Entende-se por pedagógico qualquer método ou forma de ensinar. Sendo assim, existem diversas atividades que, ao serem desenvolvidas, contribuem para o aprendizado em diversas áreas. Com as crianças, tal método funciona melhor se for pautado na ludicidade. Através do brincar, as crianças aprendem muitas coisas a respeito do mundo que as rodeia. Para pensar em atividades que tenham como objetivo o ensino e aprendizagem, trago a célebre frase do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, como ponto de partida: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". {...} Por Taís Bonilha da Silva. Fonte: https://familia.com.br/6238/7-dicas-de-atividades-pedagogicas-para-criancas-de-3-a-6-anosr
Diversas histórias como: Grito de socorro (meio ambiente), preconceito, tô fora! (cidadania), o maior tesouro, um super herói de verdade (bíblicas). 
A grande descoberta (Ética e Família) são usadas para ensinar sobre valores cristãos, ética e tolerância entre os povos.


              OFICINAS DE LEITURA EM ESCOLAS E COMUNIDADES
Método utilizado para que as crianças e adolescentes desenvolvam o prazer da leitura. Nos projetos itinerantes levamos o Baú do tesouro contendo livros para ensinar o verdadeiro valor de cada obra literária, bem como incentivar o hábito da leitura.
Livros da AMME são doados para as crianças que participam das oficinas, deste modo, é possível ensinar princípios de amor ao próximo e cidadania, para crianças  e adolescentes.  
                                   
                                   CONSTRUTORES DE LAR
ONG Pão é Vida firmou parceria com a C.E.P.C em 2005, quando o casal fundador da instituição, Ronaldo e Joana D`arc estiveram estudando por 1 ano (manhã, tarde e noite) no Centro de missões Urbanas da instituição, Hoje, são treinadores aptos a utilizar os métodos e materiais da C.E.P.C (Campus Crusade for Christ) em qualquer lugar do Brasil.
Family Life- É o nome do ministério com casais da Campus Crusade, que iniciou nos EUA por volta de 1978, desde então, tem crescido e se espalhado tanto nos Estados Unidos como em outros países, conta com vários recursos para fortalecer o relacionamento entre os casais, dentre eles: os pequenos grupos, Jantares e seminários para casais.
Interessados Façam contato no whatsApp (81) 99752 0140 whats.
                                      CINEMA NA COMUNIDADE
Um projeto que leva a 7ª arte até comunidades carentes, exibindo filmes gratuitamente em sítios e povoados Nordestinos. O projeto já exibiu filmes e visitou 57 comunidades, dentre elas: Malhada, PE, Vila do Pará, Santa Cecília, PB, Cecília de cima, PB e Cecília de baixo, PB - Vertentes do Lério, PE, na Palestina e Polis pacas (bairros de Santa Cruz)  - São José do Mipibu RN, Embu das Artes, SP, Caraúbas, PB, Passagem, PB. Toritama PE.
 Exibição de filme em Capela Nova - PE
                               VENCENDO NO JOGO DA VIDA

É um programa social voltado  para crianças e adolescentes que acontece há 3 anos, são cerca de 40 adolescentes que jogam futebol no projeto denominado: vencendo no jogo da vida, que acontece todos os sábados pela manhã das 8 ás 10hs na Rua Assis Chagas, 304 - (vizinho a casa do bolo) e durante a semana na Vila do Pará.

Dia 27 de julho de 2015, vencendo no jogo da vida recebeu a doação do uniforme para os times.
Agradecemos a empresa Rota do Mar pela doação de uniformes em 2016, assim os dois times ficaram no padrão.

Há uma parceira entre a ONG Pão é Vida e a PIB de Santa Cruz para possibilitar esses momentos. Os treinos ocorrem no Bairro Cruz alta, Vila do Pará ou centro social. Contamos com a coordenação do Zé do Pará e outros 2 voluntários.
Dia 18 de julho de 2016 foi realizado um jogo entre as equipes da Vila do Pará X Cruz Alta.  Foi durante o jogo que os meninos usaram pela primeira vez o uniforme, doado pela  empresa Rota do Mar.  
Após o jogo tomaram preparamos suco e salada de frutas para repor as energias da turminha.


Jogar futebol e aprender princípios - Porque "Vencer no jogo da vida" é mais importante é do que vencer uma “partida de futebol”
          
                    CURSOS DE INFORMÁTICA E COSTURA 
A ONG Pão é Vida realizou por 6 anos, diversos cursos gratuitos em Santa Cruz: Os cursos de corte & costura, Informática básica e cabeleireiro (duração média de 3 a 6 meses cada turma. 
A instituição consolidou o objetivo de ofertar cursos para famílias em situação de risco social no início de 2010. Os cursos aconteceram em parceria com a ROTA DO MAR e a PIB em Santa Cruz. As primeiras turmas concluíram os cursos dia 23 de julho 2010 e ao longo desses anos. 31 turmas concluíram cursos de costura, informática, cabeleireiro. A maioria das pessoas capacitadas, foram inseridas no mercado de trabalho do Agreste de Pernambuco.




              OFICINAS DE ARTESANATO & CUSTOMIZAÇÃO
Seja utilizando fuxico, aplicação de miçangas ou bordados, a customização é um processo manual e exclusivo. A utilização de diversas técnicas é aplicada nas oficinas gratuitas que realizamos em comunidades do Sertão do Moxotó.
O material para as oficinas é comprado pela ONG Pão é Vida ou doado por algum parceiro do projeto.  Os participantes se surpreendem ao serem informados que podem levar o objeto que foi produzido durante a oficina para casa.
Mulheres aprendem diversas técnicas, e a partir dessas técnicas, elas podem confeccionar tapetes, jogos para banheiro, conjuntos para cozinha e assim possibilitar a geração de  renda. 
Utilizamos espaços físicos nas comunidades: como escolas, associações de moradores, igrejas para promover as oficinas.

Projeto Oásis do Moxotó - Irrigação por gotejamento
Para promover o desenvolvimento local em comunidades carentes gerando emprego e renda na Zona Rural de Inajá, no estado de PE. 

        FATORES QUE EMPERRAM O DESENVOLVIMENTO NA AGRICULTURA FAMILIAR
O abandono a Assistência Técnica Permanente para o agricultor familiar no Semiárido Nordestino foi tema de uma matéria, segundo Azevedo Carneiro, o atual governo não tenha uma visão descentralizada, no sentido de desburocratizar o repasse dos recursos para a assistência técnica, e isso ocasiona um dos principais obstáculos apontados pelos agricultores familiares. Leia na fonte: http://www.umarizalnews.com.br/2012/07/o-abandono-assistencia-tecnica.html
A ideia de “combate à seca” considerada hoje como ultrapassada por muitos teóricos porque se concluiu após vários estudos, que a estiagens sempre ocorrem, e por isso, é preciso "conviver com o clima Semiárido", desenvolvendo projetos que possibilitem o melhor aproveitamento e distribuição da água, perfurando poços para irrigação, construindo barragens e etc...
No entanto, até bem pouco tempo, em vez de disseminar políticas de "convivência com o semiárido", o governo federal empreendia o "combate à seca" – e isso desde que o imperador Dom Pedro 2° autorizou a construção do açude do Cedro, uma das primeiras grandes obras públicas de combate à estiagem, em 1880, passando pela fundação do atual Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), em 1909, e, na segunda metade do século XX da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e outros órgãos. Fonte: http://noticias.terra.com.br/no-nordeste-politica-de-convivencia-com-o-semiarido-substitui-combate-a-seca,0b72448f242bb310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html.
TITULARIDADE: Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64
Deposite sua contribuição para: ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA - AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 - BANCO DO BRASIL.  (Código para depósitos internacionais)  (SWIFF) BRASBRRJRCE.
 Rua: Diógenes Taborda 16, Casa II - Jardim Eledy - CEP: 058.56-030 São Paulo / SP
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - Projeto: Vencendo no jogo da Vida ( Zé do Pará)
INAJÁ - SITIO BAIXAS - Consultório odontológico e projeto de irrigação Oásis do Moxotó. 
TWITTER:  http://twitter.com/#!/ongpaoevida